sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Resumo Semanal

As principais notícias da semana de 29/07 a 02/08

  • O Governo Federal desistiu da ideia de aumentar de 6 para 8 anos a duração do curso de Medicina. Após vários protestos contrários a essa medida, o governo resolveu mudar essa regra e vai apoiar a proposta da comissão de especialistas, que transforma esse dois anos adicionais em residência médica. Segundo o ministro da educação, Aloísio Mercadante, o governo defenderá que a residência seja feita inteiramente no Sistema Único de Saúde, com o primeiro ano voltado para o setor de urgências e emergências, porém já com a orientação na especialidade que o formando pretende adotar.

  • Devido às incertezas da economia brasileira no primeiro semestre, as indústrias farmacêuticas poderão registrar um aumento abaixo dos 10% no ano de 2013, o que é considerado baixo para o setor que vinha registrando aumentos acima de dois dígitos nos últimos 3 anos. O crescimento acelerado nos últimos 10 anos foi muito por causa dos genéricos, que começaram a ser vendidos em 2001, e aumentaram os índices de crescimento das indústrias farmacêuticas. Porém mesmo os genéricos não tiveram um resultado satisfatório nesse primeiro semestre, devido ao momento de instabilidade da economia no Brasil.


  • Nessa semana, Elano Rodrigues de Figueiredo assumiu a diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Elano Rodrigues está na ANS desde 2012 ocupando o cargo de diretor adjunto da Diretoria de Gestão. Seu novo mandato é de 3 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário