segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Especial Dia Nacional da Saúde

Hoje é celebrado o Dia Nacional da Saúde. A comemoração é feita nesse dia em homenagem ao aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz, um importante cientista brasileiro.
           

           Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Luiz do Paraitinga, em 1872. Formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e foi estagiário por 3 anos no renomado Instituto Pasteur, na França. Quando voltou ao Brasil, organizou o combate ao surto de peste bubônica, que afetou diversas cidades portuárias.
            Oswaldo mostrou que o controle da peste era impossível sem o emprego do soro adequado, porém ele o medicamento demorava muito tempo para chegar ao Brasil, já que ele era importado da Europa. Então, juntamente com o governo, ele criou o Instituto Soroterápico Federal (hoje Instituto Oswaldo Cruz), e a produção do soro passou a ser nacional.
            Em 1903, Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor-Geral da Saúde Pública e teve altos e baixos no cargo. Instituiu a vacinação obrigatória, o que causou a revolta da população que não gostou de ser forçada a se vacinar, revolta essa que ficou conhecida como “Revolta da Vacina”. Porém, por causa dessa nova regra, Oswaldo Cruz conseguiu praticamente erradicar a varíola e a febre amarela.
            Seu trabalho foi reconhecido no mundo inteiro, e em 1907 ele foi premiado no Congresso Internacional de Higiene e Demografia.  Sua última grande contribuição foi ajudar a fundar a Academia Brasileira de Ciências, criada em 1916. Por todas essas grandes realizações, Oswaldo Cruz é considerado um dos maiores contribuintes para a melhoria da Saúde pública no Brasil.

Confira na próxima quinta-feira um pouco mais sobre a vida de Carlos Chagas, outro grande cientista brasileiro, símbolo da saúde no país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário