sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Resumo Semanal

As principais notícias da semana de 09/09 a 13/09



Aumento nos custos de planos individuais
Segundo dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), os custos médico-hospitalares tiveram um aumento de 15,4% nos planos individuais. É a maior alta dos últimos 5 anos. Ainda de acordo com o IESS, a principal causa desse fato foi a alta do valor de materiais usados em internações hospitalares.


Diretor da ANS participou de julgamentos de sua antiga contratante
O diretor da ANS Elano Figueiredo, que está sobre investigação por omitir informações em seu currículo, atuou em 2 processos da Hapvida (empresa a qual prestou serviços como advogado) contra a própria ANS. Segundo Joana Cruz, advogada do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor ele não poderia ter participado de tais julgamentos. Apesar disso, Elano julgou não estar apto a participar de outros 5 processos da Hapvida. Tanto Figueiredo quanto a ANS não quiseram se pronunciar.


ANS perde batalha judicial...
A Unidas (entidade que reúne as operadoras de autogestão) derrubou a decisão que proibia a inclusão de novos usuários nos planos de saúde dos servidores do Ministério da Fazenda e da Geap-Fundação de Seguridade Social, além da Fundação Itaú. A agência disse que vai recorrer da decisão.


... mas intervém na Unimed Paulistana
A ANS declarou que "anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento" foram encontradas na operadora paulista. No último ano, a Unimed teve um prejuízo de US$ 39,8 milhões. Segundo a agência isso não é uma intervenção, e significa apenas que apenas manterá um diretor fiscal em regime especial para avaliar a real situação da operadora. Ao final do processo, a seguradora pode voltar a funcionar normalmente ou sofre sansões.


Outra vez o “Mais Médicos”...
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 47% dos médicos brasileiros inscritos se apresentaram para começar a trabalhar nas cidades do interior e periferia dos grandes centros. O prazo final para a apresentação terminou na quinta-feira (12/09). Nos últimos 10 dias, 127 médicos pediram desligamento do programa. Quem não se apresentar até a data limite será excluído do programa e impedido de participar de uma nova seleção nos próximos 6 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário