quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Carnaval: para não sofrer com os excessos da folia


Curtir os cinco dias de Carnaval é como uma maratona que pode, depois da festa, cobrar a fatura. Excesso de bebida,  alimentação ruim e poucas horas de sono são os ingredientes mais comuns para aumentar a ressaca pós-folia e reduzir a imunidade, prejudicando a volta ao trabalho e aos estudos.

Gastar as energias é muito bom para é preciso saber recuperá-las o quanto antes. Se a festa varou a madrugada, nada de economizar no sono para não perder a programação do dia seguinte. O ideal é dormir as tradicionais 8 horas de sono, fazer três boas refeições ao longo do dia e tomar entre 1,5 e 2 litros de água – especialmente se você se passou no álcool, que motiva a desidratação de nosso corpo (e aumenta a sensação de ressaca).

Você pode até achar que depois da folia o cansaço vai levar naturalmente a um sono profundo, mas estudos mostram que o consumo de álcool antes de dormir causa uma inversão no funcionamento do sono, deixando-o mais profundo no começo e mais leve com o passar das horas (quando o ideal é o contrário, para que ele tenha seu efeito reparador de energias). “Quem está bem descansado não precisa recorrer a estimulantes como cafeína ou energéticos, que afetam a qualidade do sono”, destaca o médico Israel Maia, especialista em medicina do sono.

Outra dica fundamental é para quem vai pegar a estrada e voltar para casa: pesquisas mostram que pelo menos 17% das mortes no trânsito acontecem em função de motoristas que dormiram ao volante. Esta imprudência é responsável pela morte de aproximadamente 7 mil pessoas por ano no Brasil.

Portanto, para que a folia não estrague sua saúde, não esqueça de comer e dormir bem entre as festas.

Fonte: http://sonocomsaude.wordpress.com [Acessado em 14/02/2013 às 9:09] - Link da matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário