terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Saúde e trabalho


Estresse no Trabalho ou Estresse Ocupacional


Falar de estresse no trabalho, ou, estresse ocupacional se tornou comum nos dias de hoje. Passar por situações de pressão durante a jornada de trabalho é comum para muitas pessoas.

Em um mundo onde as pessoas precisam de soluções para “ontem”, é quase raro encontrar alguém que não se sinta pressionado para finalizar um trabalho, fazer uma apresentação para os clientes, entregar um projeto com o mínimo de dias possíveis, etc.

Nos últimos tempos o ambiente do trabalho vem sofrendo modificações em que o trabalhador é forçado a se adaptar de uma maneira rápida e por algumas vezes ele sente dificuldade nessa adaptação e também se sente deslocado no trabalho e em sua própria residência, o deixando com um desgaste emocional.

Alguns fatores que levam o trabalhador a uma sobrecarga, somados com as exigências do ambiente e a dificuldade de adaptação:


  • Tempo estipulado (urgência);
  • Excesso de responsabilidades;
  • Falta de apoio e compreensão;
  • Expectativas de nós mesmos e dos que nos cercam.

Cada vez mais as doenças da mente estão se tornando um fator importante em casos de afastamento no trabalho, o governo e a sociedade precisam se atentar a isso.

No ambiente de trabalho os casos mais comuns para levar ao estresse são: cobranças incessantes e assédio moral, entre outras, mas também, temos o fator que está relacionado a vida pessoal como a perda de uma pessoa querida ou um termino de um relacionamento também são fatores que influenciam.

Após diagnosticado o importante é procurar um tratamento. Existem algumas medidas de prevenção que podem ser tomadas para evitar o estresse no trabalho como: a diminuição das pressões externas junto com o melhoramento do ambiente de trabalho, eliminar os agentes agressivos e tornar o ambiente de trabalho adequado às necessidades humanas.

A maneira como cada um lida com a situação de pressão faz a diferença. Há pessoas que sentem dificuldade em manter o auto controle e acabam por não conseguirem finalizar o trabalho. Há também pessoas que simplesmente se revoltam, outras que mantêm- se caladas e se isolam, são inúmeras as expressões e aspectos que revelam o estado de cada pessoa.

Pode até parecer difícil ou quase impossível, mas, encarar a pressão com uma boa dose de bom humor pode ser uma solução (ou parte dela) benéfica para si mesmo, para o trabalho a ser executado e para a equipe.

Observe abaixo algumas dicas simples, porém, que podem fazer diferença para aliviar a tensão durante o trabalho:

  • Levantar por alguns minutos;
  • Tomar uma água ou um café;
  • Conversar um pouco com algum colega de outro setor;
  • Parar para fazer um lanche;
  • Ir até o banheiro e jogar água no rosto e respirar fundo.

Talvez pareça óbvio, mas, essas dicas podem ajudar no momento de tomar uma atitude importante. O bom humor pode fazer com que você encontre uma solução e não deixar você pensando no trabalho até mesmo na hora de dormir.

Uma boa noite de sono e descanso é essencial para começar um novo dia e também, para olhar a situação de uma maneira diferente. Buscar fazer algo que lhe proporcione prazer fora da rotina de trabalho pode ser um bom estimulo para a saúde física, mental e espiritual. O interessante é se atentar a maneira como você lida com a pressão do dia a dia, e tentar buscar a melhor solução para alivia-la, antes que essa pressão torne-se algo grave com um estresse psicossocial. Caso nada resolva procure um médico.

Fonte: http://www.gestaoderh.com.br [Acessado em: 05/02/2013 às 10:09] - Link da matéria

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