segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Resumo Semanal

As principais notícias da semana de 13/01 a 17/01

Similares e genéricos

A ANVISA fará uma consulta pública para definir se os remédios simulares* terão o mesmo status do medicamento genérico. Isso significa na prática que os medicamentos similares poderão ser indicados como alternativa ao medicamento de marca, aumentando assim as opções do consumidor. O objetivo dessa ação é conseguir diminuir o preço dos remédios, que tiveram aumentos significativos recentemente.

* O medicamento similar é, de acordo com a definição legal, aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca. Fonte: Portal Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/)


Novos antibióticos

Uma parceria foi firmada entre o Sanfoi (laboratório francês) e um centro de pesquisas alemão, para explorar compostos biológicos ou químicos naturais para encontrar novos antibióticos, medicamentos usados em casos de infecção. Nos últimos anos houve um aumento de bactérias resistentes aos medicamentos já desenvolvidos, ao mesmo tempo em que o número de novos antibióticos foi muito baixo. Esse cenário fez com que muitos laboratórios voltassem a investir em pesquisas, temendo um descontrole da situação num futuro próximo.


Parceria Público Privada inédita será adotada

A Secretaria de Saúde de São Paulo vai adotar um modelo inédito no Brasil para logística, armazenamento e distribuição de medicamentos e vacinas. O sistema é a Parceria Público Privada (PPP), que serão implantados em seis diferentes centros de distribuição de medicamentos, em diferentes regiões do estado. Ainda sem a definição da empresa parceira, esse modelo vai vigorar pelos próximos 20 anos.



Rápida retomada

Segunda maior farmacêutica da Grã-Bretanha, a AstraZeneca espera crescer mais rápido do que previsto pelos analistas. Após ver algumas de suas patentes vencidas, a farmacêutica ficou mais confiante na sua retomada de valor após um acordo de 4 bilhões de dólares para comprar a participação na  Bristol-Myers Squibb para um investimento conjunto para novos remédios para diabetes. Além disso, a empresa tem 11 remédios em fases finais de teste, quase o dobro do que em 2013.


Cresce reclamações contra planos


A ANS registrou em 2013 um acréscimo de 31% das reclamações aos planos de saúde em comparação ao ano de 2012. As reclamações mais frequentes foram a respeito da cobertura do plano, contratos e regulamentados e mensalidades e reajustes. Além disso, segundo a agência,  aumentou o número de casos resolvidos com a mediação feita pela própria ANS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário