quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS)

Por Lindália Vieira

Avaliação de Tecnologias em Saúde é uma atividade multidisciplinar que sistematicamente examina o desempenho técnico, a segurança, a eficácia e a eficiência clinica, os custos, as implicações organizacionais, as conseqüências sociais, considerações legais e éticas da aplicação de tecnologias em saúde (EUR-ASSESS 1977).
Tecnologia em saúde é uma parte indispensável de qualquer sistema de saúde. Durantes os últimos 50 anos todos  os países aumentaram suas bases tecnológicas de cuidados com a saúde, tanto em termos de conhecimentos como de investimentos em equipamentos, materiais médicos e medicamentos.
Mas o que é tecnologia em saúde? Segundo Ronney B. Panarai e Jorge Peña Mohr da Organização Panamericana de Saúde, “ Tecnologia em Saúde” é definida como “o equipamento, material e droga usados em procedimentos médicos e cirúrgicos usados na prevenção, diagnostico, tratamento e reabilitação da doença assim como sistemas organizacionais e de suporte utilizados para entregar cuidados de saúde”
No ano  2000 com a criação do DECIT Departamento de Ciência e Tecnologia como parte do Ministério da Saúde, dentro da Secretaria de Ciência e Tecnologia  começa esta ferramenta ser implantada no Brasil.
Desde 2003, no Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CCTI ) do Ministério da Saúde, instituiu-se o Grupo de Trabalho Permanente em ATS, visando promover estudos em ATS de interesse para o Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer o apoio à tomada de decisão sobre tecnologias em saúde.
Com certeza estamos entrando em um novo momento que esperemos realmente venha ser utilizada de forma a tornar o sistema mais eficiente e eficaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário