terça-feira, 29 de novembro de 2011

Saúde com inovação e criatividade

Adriana Baraldi


O setor de saúde está inserido em um sistema complexo que envolve diversidade, multidisciplinaridade, empreendedorismo, educação, gerenciamento de pessoas, redes e organizações,  elementos fundamentais em um processo de inovação e criatividade !

Por isso, a abordagem desses temas no contexto da gestão de saúde em uma fase tão comentada e movimentada da economia global, cuja dinâmica aumenta a necessidade inclusão de novos elementos no mercado e gera demanda por novos modelos de negócios.

Para que o mercado cresça em todas as suas dimensões é preciso integrá-lo a nova realidade por meio da inovação e utilizando criatividade como um recurso a ser administrado também no setor de saúde que tem à disposição dos gestores, elementos favoráveis para geração de novos serviços e soluções alinhados a demanda contemporânea do mercado cujo ambiente é  caracterizado por transformações sociais, políticas, ecológicas e econômicas associadas à importância do conhecimento como recurso criativo e como objeto de gestão nas organizações.

Abre-se uma oportunidade para discutir novas questões dentro de uma modelo de administração que, por um lado deve manter os padrões bem sucedidos que geram resultados e, por outro, deve atender a demanda por novas criações, economicamente competitivas, que gere inovação.

Diante desse novo cenário, as dimensões do conhecimento devem contemplar além dos elementos objetivos, também os subjetivos, possibilitando a incorporação de criatividade nas empresas o que reforça a necessidade de compreensão desse fenômeno no setor de saúde. Motivar o envolvimento emocional requerido ao indivíduo em suas atividades profissionais e permitir a expressão de sua capacidade criativa, aumentando a competitividade das organizações, passa a ser um desafio especialmente complexo nesse setor. Nesse sentido, a relação das pessoas com as organizações acompanha mudanças observadas na sociedade que, cada vez mais, valorizam a interação sistêmica, integral, complexa e holística.

Trabalhar a inovação, como diferencial competitivo característico no cenário econômico atual,   requer das organizações a compreensão de um processo sistêmico que seja capaz de transformar os recursos disponíveis em negócios sustentáveis. Criatividade gera inovação e contribui para o crescimento econômico do negócio. Assim sendo, o contexto requer das organizações inovação como um pilar estratégico,  sua gestão passa a ser fator determinante para a sustentação do crescimento, sua eficácia depende da escolha e motivação de pessoas com competência criativa, para facilitar a solução de problemas, desafiando padrões e vivenciando a organização de maneira sistêmica.
Nessa coluna, pretendemos construir esse tema relacionando-o a gerenciamento na área da saúde.

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